sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Imagens preciosas da História local. As locomotivas a vapor que viajavam pelas estradas do nosso Distrito.

Amigos leitores e seguidores, estas são imagens preciosas da nossa História local. São as reais locomotivas a vapor que serviram de transporte para os nossos ascendentes e que ajudou concretamente na formação de nossa vila, assim como, no desenvolvimento econômico da época.
As locomotivas trafegavam pelas estradas de trilhos, partindo de Nazaré, passando por Santo Antonio de Jesus, Via São Miguel das Matas que era um entreposto de conexão via Amargosa, passando por Corta-Mão e posteriormente se deslocava em direção a Laje, Mutuípe, Jiquiriçá, Ubaíra, Santa Inês, Itaquara, Jaguaquara e finalmente Jequié, no percurso de 290Km de extensão. Segundo moradores que puderam desfrutar desta honra de ter viajado nestas locomotivas, uma era de ordem Nº 27 e a outra Nº30.
As locomotivas pertenciam a empresa Tram Road de Nazaré e o período de funcionamento foi entre 1875 a 1960. Muitas cidades aqui citadas foram Praticamente emancipadas por influência pós-período de implantação da estrada de ferro, entre elas: Amargosa, São Miguel, Santo Antônio de Jesus, entre outras.
Postado por Ivan Silva, 23/09/11
Fotos cedidas por Zito Barbosa / Miguel José da Silva

domingo, 11 de setembro de 2011

A garotada de Corta-Mão foi destaque no concurso de quadrilhas no São João de Amargosa 2011.

Não poderíamos deixar de divulgar mais uma potencialidade, desta vez cultural. Poucos ficaram sabendo que os adolescentes da Escola Municipal Julio Pinheiro, da 1ª a 4ª Série, foram os campeões do concurso de quadrilha no São João de Amargosa 2011. Os garotos e garotas deram um show de apresentações, trazendo uma temática voltada para a preservação do meio ambiente, cujo tema “Transformando o lixo em luxo e promovendo a sustentabilidadecom o Arraiá “Luxo do lixo”.
O grupo escolar se apresentou vestidos a caráter do tema, com roupas recicladas de papel, plástico, jornal e muita criatividade, além de encantar o público com os seus passos, carisma e muita animação.
É a primeira vez que um grupo escolar da zona rural vence um concurso de quadrilhas em 1º lugar neste evento promovido pela prefeitura municipal. A escola recebeu um prêmio de 2.000 (dois) mil reais e o reconhecimento do bom trabalho realizado por toda a equipe da unidade escolar, que tiveram a participação da Direção, Coordenação, Corpo docente e discente, Funcionários e Colaboradores.
O Arraiá Luxo do lixo fez sua reapresentação no São Pedro de Corta-Mão e emocionou a todos os foliões presentes, principalmente os pais dos alunos que ficaram orgulhosos pelo talento da garotada.
O blog Corta-Mão, Amargosa/BA parabenizam a todos da Escola Municipal Júlio Pinheiro pela majestosa apresentação e pela escolha do tema muito relevante para o cenário atual.
Ivan Silva, 11/09/11

sábado, 3 de setembro de 2011

Um caso inusitado! Casamento no Hospital.


Foto Tiago/  http://www.amargosa.ba.gov.br/ 
 
Este casal que reside aqui na comunidade de Corta-Mão, próximo ao limite do município de São Miguel das Matas, foi destaque em um caso inusitado acontecido no dia 18 de agosto do ano em curso, no Hospital Municipal de Amargosa – HMA.  O Senhor Silvestre Querino Mota de 85 anos, conhecido por Seu Deca e a Senhora Laurentina Maria da Silva de 80 anos, conhecida por Dona Loura, realizaram o sonho de casar.
O inusitado é que eles já convivem  há 52 anos, e agora resolveram oficializar de vez  a união, mesmo no hospital. Pois seu Deca por complicações de saúde foi internado no dia 16/08 numa terça-feira e a cerimônia já estava marcada para  o dia 18/08 (quinta –feira) e os mesmos, resolveram não adiar. Pediu permissão a coordenação do hospital, que não viu problemas, explicaram a situação ao juiz, que também compreendeu e o casamento foi assim concretizado.
As testemunhas José Raimundo Andrade Costa e a Agente comunitária de Saúde de Corta-Mão, Eliete Leal Lopes Costa puderam presenciar a felicidade do casal. Segundo eles que foram os padrinhos do noivo “Esta iniciativa foi por decisão do próprio noivo  que  afirmava não deixar sua esposa desamparada”. Os funcionários do Hospital, os filhos do casal, o Juiz de Pais Frediano Moura e a Escrivã do Cartório Cleide Santana e os amigos presentes ficaram emocionados com a cerimônia e aplaudiram o casal. Seu Silvestre teve alta uma semana depois e já se encontra na sua residência em Corta-Mão.
            O blog Corta-Mão, Amargosa-Ba! Foi até a residência do casal e constatou que apesar dos problemas de saúde de Seu Deca o casal está vivendo uma nova fase, com mais carinho, atenção e amor. Palavras proferidas pelo próprio casal.
Postado por Ivan Silva, 03/09/11