A unidade de Saúde da Família José da Rocha Barbosa do Distrito de Corta-Mão, promoveu hoje pela manhã bem cedo o evento
“Distrito de Corta-Mão, contra o Diabetes”.
O acontecimento contou com as presenças de mais de 100 pacientes vindos de várias localidades do Distrito Rural. Todos realizaram exames de glicemia e aferição da tensão arterial, logo após se dirigiram ao salão comunitário para saborear um delicioso café da manhã promovido pela equipe da Unidade de saúde local. Após o entretenimento os pacientes puderam ouvir as palestras proferidas pela nutricionista do NASF Ivana Souza, o Enfermeiro Glauber e Silva e o ACS José Edson representante do conselho municipal de Saúde e como também, do representante da coordenação da atenção básica Marcelo Andrade.
Mediante as exposições das palestras o professor de educação física Ricardo promoveu um momento de lazer com atividade física e danças no intuito de incentivar aos presentes a sair do sedentarismo. O Diabetes não discrimina pobres, ricos, jovens, adultos, homens e mulheres é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina, ou pela falta dela. O pâncreas é o órgão responsável pela produção deste hormônio, que tem uma função bastante simples: aumentar à permeabilidade da membrana plasmática a glicose.
As principais características desta doença são: hiperglicemia, ou seja, uma elevação da quantidade de glicose no sangue e glicosúria (presença de açúcar na urina). Entre seus sintomas mais freqüentes estão: o aumento da freqüência em urinar, sede exagerada, apetite exagerado, perda de peso, coceiras e doenças na pele, inflamações dos nervos, etc.
Por ter esta deficiência na produção de insulina, o diabético deve evitar doces, massas (pois estas ao serem metabolizadas dentro de nosso organismo são transformadas em glicose), bebidas alcoólicas, etc. É importante que o diabético sempre controle sua alimentação, pois agindo assim, conseguirá levar uma vida com menos riscos de ser acometido pelas complicações tão comuns aos portadores de diabetes.
Há dois tipos de diabetes, o tipo 1, neste, seu portador é dependente de insulina. Os mais acometidos por este tipo são crianças e adolescentes. E o tipo 2, que ao contrário do tipo 1, seus portadores não são dependentes de insulina e sua maior incidência se dá entre os adultos
O evento foi organizado pela equipe de saúde da família de Corta-Mão, tendo a participação dos Agentes comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem, Dentista, ACD, SAME, auxiliar de limpeza, médico e o coordenador da USF.
Postado por Ivan Silva, 18/11/11