A APRCM - Associação dos Produtores Rurais de Corta Mão venceu o edital para assumir a Cantina da UFRB de Amargosa. Foi à luta dos pequenos agricultores (as) organizados com o apoio do STR – Sindicato dos trabalhadores Rurais de Amargosa que proporcionou a esta vitória.
Os sócios da Associação produzirão refeições originadas da Agricultura Familiar para centenas de estudantes, bem como, professores e demais funcionários administrativos. Vale ressaltar que a APRCM foi fundada em 1995, e na época a mesma adquiriu uma padaria comunitária que funcionou por muito tempo produzindo massas pela metade do preço comercial.
A Associação também trouxe benefícios aos agricultores locais, com capacitações para o cultivo de algumas lavouras e no auxilio a empréstimos do PRONAF pelo Banco do nordeste para a lavoura de mandioca, café, entre outras.
Foi realizado também capacitações para os jovens da comunidade com os programas sociais de incentivo em parceria com o STR. Atualmente, a padaria comunitária foi resignificada para uma micro indústria de alimentos formada na sua maioria por mulheres. São produzidos, bolos, biscoitos, sequilhos, beiju, entre outros quitutes, tudo feito com qualidade e responsabilidade.
Esta nova função da APRCM, administrando a cantina da Universidade Federal do Recôncavo do Campus de Amargosa, vai gerar oportunidade de emprego para mais de dez famílias da comunidade de Corta-Mão. Todas elas de trabalhadores rurais.
O Blog Corta-Mão, Amargosa-Ba! Tem o prazer de parabenizar a estes produtores rurais conterrâneos pela vitória nesta disputa acirrada. Isso é mais um potencial que o Distrito de Corta-Mão apresenta para este pedacinho de Brasil.
Postado por Ivan Silva, 31/03/2012