domingo, 30 de junho de 2013

Sucesso no São Pedro 2013 do Distrito de Corta-Mão!



O São Pedro 2013 no Distrito de Corta-Mão apesar de pouca divulgação foi considerado um sucesso. Pura tranquilidade, animação por parte dos foliões, segurança reforçada e uma ornamentação e organização do espaço físico digno de aplausos. Destacam-se nesta festa a organização do espaço da festa, ruas corretamente interditadas, limpeza, tráfego único livre de obstáculos para a passagem dos veículos, banheiros químicos e um palco muito bonito. Outro ponto a ser elogiado foi o número de seguranças municipais dando orientações aos  visitantes.
No entanto vale salientar que a sonoridade do palco foi o único ponto que deixou a desejar de acordo com a sua estrutura. Mas, mesmo assim não tirou o brilho da festa.
No primeiro momento o grupo de arrasta pé, fez o aquecimento dos foliões, através do agradável forró pé de serra. Mediante a apresentação do trio, a banda Central Xote cantou sucessos da mídia em forma de forró e isso agradou a juventude que se fazia presente, bem como, aos demais foliões que não parava de dançar agarradinho.
Lá pela madrugada o grupo  os Play Bois, composto pelos filhos de nossa Terra (Corta-Mão e Alto seco) não deixaram os foliões parados, começou com um arrocha romântico e acelerou com um arrasta pé que levantou a multidão. O grupo agradou a todos os perfis presentes na festa, teve quadrilha improvisada no meio da multidão e muita animação com um forró  tradicional.
Por último, lá pelas 03: 20 h da manhã chega Renato Rocha, e promove a grande concentração do público quando solta a sua voz através dos arrochas de sucesso na mídia baiana. O cantor se apresentou com um elenco de dançarinas de arrocha que deixaram os marmanjos de boca aberta e seus sucessos foram logo percebidos pelo público presente que começaram a dançar agarradinho no ritmo de vai e vem que tomou conta do interior baiano.
A festa foi até o amanhecer, não deu trabalho quase nenhum a policia militar, não houve nenhuma ocorrência de brigas, entre outras atitudes. Via-se um olhar de satisfação por parte da comunidade e dos visitantes da festa. Portanto, esta experiência nos mostra que é possível investir mais nesta festa, o São Pedro em Corta-Mão é tradicional e deve ser tratado com a mesma importância dos festejos juninos de Amargosa. Sua organização deverá ser antecipada no mesmo período do São João e ser divulgado nos espaços das mídias como o complemento do São João de Amargosa, porque o Distrito de Corta-Mão que tem a maior população rural do município, bem como, diversas potencialidades culturais, sociais e econômicas é parte integrante deste território amargosense.
     Em fim, está de parabéns a comunidade de Corta-Mão por acolher bem os visitantes, e a prefeitura municipal pela organização da festa. 
   
                                                             
  Por Ivan silva 30/06/2013

domingo, 23 de junho de 2013

O São João de 2013 na sede do Distrito de Corta-Mão!


              Apesar de muita gente descaracterizar a essência das festas juninas, negando a sua tradição nordestina . A comunidade de Corta-Mão, ainda mantem viva a memória desta festa.  Felizmente ainda existem pessoas que se preocupam em manter a tradição que sempre expressou alegria e felicidade para o povo da zona rural.
A festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio tragam bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antônio e São Pedro.
Ouvir e dançar forró, tocar fogos, armar e ascender às fogueiras, abrir a sua casa para acolher os visitantes, oferecendo o tradicional licor de jenipapo, cacau entre outras frutas locais. Se deliciar com as comidas típicas como: canjica, bolo de milho, amendoim e carne assada são partes desta tradição que não deve de hipótese alguma se acabar.
Portanto, devemos valorizar esta festa tão bonita para que nossos filhos possam dar continuidade e ela prevalecer por um tempo infinito. Porque festa assim, só reforça a união, solidariedade, cidadania, valores e orgulho de sua identidade nordestina.
No entanto, para que ela seja valorizada é necessário que agente se atente para evitar  algumas atitudes neste período junino. Entre elas: tocar músicas sem que seja forró, manter o plantio e a colheita do milho, amendoim, e as frutas regionais, manter as fogueiras ( com podas de árvores velhas), o licor e as comidas e se vestir de forma caracterizada, entre outros atributos da festa junina.
Por Ivan Silva, 23/06/2013










sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Expectativa para a festa do Senhor do Bonfim de Corta-Mão 2013!


O Distrito de Corta-Mão celebra todos os anos a festa de seu padroeiro  Senhor do Bonfim. É a segunda maior festa religiosa em movimento de pessoas do município de Amargosa depois da festa da padroeira da paróquia Nossa senhora do Bom conselho. A festa atrai dezenas de lotações de comunidades visitantes, além de ser um período em que os filhos da terra que residem em outras cidades retornam para estar com as suas famílias.
Apesar da seca na região que está causando diversos transtornos e a saída do padre Cristóvão da paróquia, pessoa tão querida na comunidade, a animação e a fé dos fiéis de Corta-Mão  não  se desanimaram. Pois o novenário está bem movimentado com a presença de diversas comunidades visitantes, além da participação maciça da comunidade local e regiões circunvizinhas.
Espera-se para este domingo, dia 20 uma multidão de fiéis de diversas partes da região  para comemorar a festa do Senhor do Bonfim. Este ano a liturgia apresenta uma reflexão ao tema “Alegremo-nos! Cristo nos abre a porta de fé” Tema que contextualiza a Carta Apostólica PORTA FIDEI – A porta da fé – de 11 de outubro de 2011, em que o Papa Bento XVI proclamou o ANO DA FÉ, que se estenderá de 10 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.
O Ano da Fé será um tempo para agradecer o dom precioso desta virtude e de voltarmos a professar a fé nas nossas casas, nas  nossas famílias e onde seja oportuno.
O conselho comunitário de Corta-Mão este ano  está sendo coordenado pelo casal José Raimundo(Zé de Gué) e Eliete a qual juntos aos outros membros estão trabalhando para acolher com  tranquilidade a todos os visitantes.
No dia da festa, após a procissão haverá um leilão em benefício aos trabalhos realizados em prol das reformas e ampliações da igreja e o salão comunitário da comunidade.
Por: Ivan Silva, 18/01/2013
Imagem e arte: Mário Sergio.