Helena Maria de Jesus é a mulher mais idosa do Distrito de Corta-Mão, completou no dia 10 de junho do ano em curso, 103 anos de idade, mas, seus familiares acreditam que ela tenha muito mais (115 a mais). Pois seus documentos só fora tirado há 31 anos atrás, em 04/07/1980 de forma aleatória. Dona Helena não sabe dizer qual a sua verdadeira idade, mais tem certeza que já passou muito dos 100 anos, conta casos antigos referentes ao século passado, como por ex: casos ocorridos pós-abolição da escravatura na região de Nova Itarana, local onde nasceu.
Ela conta que não conheceu seu pai, lembra apenas de sua mãe, que em momentos difíceis deixou sua terra e saiu de pé como viajantes para a região centro sul com seus três irmãos e ela pequena a procura de uma vida melhor. Sua mãe acabou falecendo na viagem e ela ficou com seus irmãos que continuaram a peregrinação.
Ao chegar a Amargosa, já cansada daquela vida, resolveu se instalar, deixando seus irmãos que continuaram as andanças. Trabalhou de lavradora nas fazendas, de cozinheira de um Hotel , lavava e engomava roupas, entre outros trabalhos.Teve sete filhos, seis nasceram mortos e apenas uma filha sobreviveu. Atualmente tem 14 netos e 10 bisnetos, mora há mais de 60 anos com sua filha Tereza de 63 anos na Rua da Kabana em Corta-Mão.
Dona Tereza diz que sua mãe sempre foi uma mulher alegre, gostava muito de dançar, sambar e namorar conviveu pouco tempo com marido, gostava de ser uma mulher livre e independente.
Dona Helena com essa idade não apresenta problemas de saúde, continua ainda forte, caminha à vontade, se alimenta bem e gosta de fazer a sua própria comida, não gosta de ficar parada, é integrante do grupo apostolado da oração. É uma pessoa muito simpática, carismática e alegre, querida por todos e é por isso que consideramos um potencial de história de vida e cultura para a nossa comunidade.
Postado por Ivan Silva,30/10/2011