domingo, 30 de outubro de 2011

Dona Helena! A mulher centenária de Corta-Mão! 103 ou 115 anos?

Helena Maria de Jesus é a mulher mais idosa do Distrito de Corta-Mão, completou no dia 10 de junho do ano em curso, 103 anos de idade, mas, seus familiares acreditam que ela tenha muito mais (115 a mais). Pois seus documentos  só fora tirado  há 31 anos atrás, em 04/07/1980 de forma aleatória.  Dona Helena não sabe dizer qual a sua verdadeira idade, mais tem certeza que já passou muito dos 100 anos, conta casos antigos referentes ao século passado, como por ex: casos ocorridos pós-abolição da escravatura na região de Nova Itarana, local onde nasceu.
Ela conta que não conheceu seu pai, lembra apenas de sua mãe, que em momentos difíceis deixou sua terra e saiu de pé como viajantes para a região centro sul com seus três irmãos e ela pequena a procura de uma vida melhor. Sua mãe acabou falecendo na viagem e ela ficou com seus irmãos que continuaram a peregrinação.
Ao chegar a Amargosa, já cansada daquela vida, resolveu se instalar, deixando seus irmãos que continuaram as andanças. Trabalhou de lavradora nas fazendas, de cozinheira de um  Hotel , lavava e engomava roupas, entre outros trabalhos.Teve sete filhos, seis nasceram mortos e apenas uma filha sobreviveu.  Atualmente tem 14 netos e 10 bisnetos, mora há mais de 60 anos com sua filha Tereza de 63 anos  na Rua da Kabana em Corta-Mão.
Dona Tereza diz que sua mãe sempre foi uma mulher alegre, gostava muito de dançar, sambar e namorar conviveu pouco tempo com marido, gostava de ser uma mulher livre e independente.
Dona Helena com essa idade não apresenta problemas de saúde, continua ainda forte, caminha à vontade, se alimenta bem e gosta de fazer a sua própria comida, não gosta de ficar parada, é integrante do grupo apostolado da oração. É uma pessoa muito simpática, carismática e alegre, querida por todos e é por isso que consideramos um potencial de história de vida e cultura para a nossa comunidade.
Postado por Ivan Silva,30/10/2011


sábado, 8 de outubro de 2011

Imagem rara! A Bandeira do Distrito de Corta-Mão!

      A Bandeira do Distrito de Corta-Mão é uma imagem rara que o Blog Corta-Mão, Amargosa/BA! Conseguiu no intuito de avigorar a contemplação dos filhos da comunidade para  este símbolo tão bonito e respeitado por todos.
A história desta bandeira está vinculada a comemoração do ano do centenário de emancipação política de Amargosa, em 1991. Quando os três Distritos Rurais do município (Corta-Mão, Diógenes Sampaio e Itachama)  foram solicitados pela gestão pública municipal da época para  confeccionar e apresentar suas bandeiras na data comemorativa citada.
O então vereador Fernando Pires de Melo na época reuniu uma comissão de moradores  para organizar um concurso com a  finalidade de eleger a bandeira mais apropriada para representar o Distrito de Corta-Mão. Isso animou toda a comunidade que começou a criar os desenhos e apresentar a comissão do concurso.
A comissão organizadora na época resolveu selecionar cinco modelos das dezenas de bandeiras que foram apresentadas e retirou de cada bandeira selecionada, um design  que por fim formou-se na bandeira oficial da sede do Distrito.
Cada parte da bandeira tem um significado, a estrela representa a sede do Distrito Rural, a cor branca representa o símbolo da paz, instruindo a comunidade a viver nos gestos de fraternidade, solidariedade e no convívio de irmãos unidos contra a qualquer tipo de violência.   A cor azul concebe a cor do céu que brilha e apresenta um clima agradável de Zona da Mata e estações bem definidas. A cor verde representa a vegetação bela do Distrito rural, com suas matas abundantes e o equilíbrio da fauna e da flora local, instruindo a comunidade para a prática da  preservação ambiental  e bem estar da relação  homem e a natureza. A cor marrom simula a cor do solo que é para toda a comunidade a fonte de vida e sobrevivência. Solo esse que tem diversas aptidões agrícolas que conseqüentemente infunde a cultura da população local. E como destaque, a imagem do jequitibá, árvore símbolo da comunidade que representa a força, grandiosidade e coragem do povo cortamaonhense, assim como, o destaque econômico, cultural e representativo para o município de Amargosa.
Por fim, a Bandeira de Corta-Mão é um símbolo que merece todo o nosso respeito, pois foi democraticamente desenhada e confeccionada pelas mãos dos próprios moradores da comunidade e não por instituição política partidária com interesses pessoais de manipulação a qualquer linha ideológica. Por tanto, simboliza a cidadania e a soberania popular.
Postado por Ivan Silva, 08/10/2011