A Bandeira do Distrito de Corta-Mão é uma imagem rara que o Blog Corta-Mão, Amargosa/BA! Conseguiu no intuito de avigorar a contemplação dos filhos da comunidade para este símbolo tão bonito e respeitado por todos.
A história desta bandeira está vinculada a comemoração do ano do centenário de emancipação política de Amargosa, em 1991. Quando os três Distritos Rurais do município (Corta-Mão, Diógenes Sampaio e Itachama) foram solicitados pela gestão pública municipal da época para confeccionar e apresentar suas bandeiras na data comemorativa citada.
O então vereador Fernando Pires de Melo na época reuniu uma comissão de moradores para organizar um concurso com a finalidade de eleger a bandeira mais apropriada para representar o Distrito de Corta-Mão. Isso animou toda a comunidade que começou a criar os desenhos e apresentar a comissão do concurso.
A comissão organizadora na época resolveu selecionar cinco modelos das dezenas de bandeiras que foram apresentadas e retirou de cada bandeira selecionada, um design que por fim formou-se na bandeira oficial da sede do Distrito.
Cada parte da bandeira tem um significado, a estrela representa a sede do Distrito Rural, a cor branca representa o símbolo da paz, instruindo a comunidade a viver nos gestos de fraternidade, solidariedade e no convívio de irmãos unidos contra a qualquer tipo de violência. A cor azul concebe a cor do céu que brilha e apresenta um clima agradável de Zona da Mata e estações bem definidas. A cor verde representa a vegetação bela do Distrito rural, com suas matas abundantes e o equilíbrio da fauna e da flora local, instruindo a comunidade para a prática da preservação ambiental e bem estar da relação homem e a natureza. A cor marrom simula a cor do solo que é para toda a comunidade a fonte de vida e sobrevivência. Solo esse que tem diversas aptidões agrícolas que conseqüentemente infunde a cultura da população local. E como destaque, a imagem do jequitibá, árvore símbolo da comunidade que representa a força, grandiosidade e coragem do povo cortamaonhense, assim como, o destaque econômico, cultural e representativo para o município de Amargosa.
Por fim, a Bandeira de Corta-Mão é um símbolo que merece todo o nosso respeito, pois foi democraticamente desenhada e confeccionada pelas mãos dos próprios moradores da comunidade e não por instituição política partidária com interesses pessoais de manipulação a qualquer linha ideológica. Por tanto, simboliza a cidadania e a soberania popular.
Postado por Ivan Silva, 08/10/2011
Parabéns por mostrar as belezas de um dos distritos de Amargosa. É de iniciativas como esta, que as atuais gerações poderão conhecer e preservar a historiedade de sua comunidade e transmiti-las aos próximos cortamaonhenses.
ResponderExcluirE parabéns também, por ser ACS. Uma profissão da qual também faço parte, aqui em Salvador e que graças a Deus, está tendo seu reconhecimento, pois sabemos o que é trabalhar na base de uma saúde mais humana, mais igualitária e integral.